A importância dos paletes para os setores logísticos de empresas e indústrias é inegável. Afinal, as estruturas podem ser utilizadas para facilitar e agilizar o transporte, a manipulação e o armazenamento de cargas e mercadorias em depósitos, estoques e armazéns. Mas, você sabe qual a madeira utilizada para pallets? Qual a melhor opção de madeira?
Pallets de madeira: 5 vantagens da matéria-prima
Os paletes são estruturas relativamente simples, fabricadas com, basicamente, três tipos de matérias-primas: plástico, metal e madeira. E a madeira talvez seja o material mais lembrado quando se fala em pallets. Por essa razão, antes de falarmos diretamente sobre qual a madeira utilizada para pallets, vamos conhecer as vantagens do substrato.
Resistência
Uma das principais características dos pallets de madeira é a resistência que a matéria-prima utilizada confere ao produto. Dessa forma, é possível utilizá-los para armazenar e transportar mercadorias de volumes e pesos variados.
Durabilidade
Justamente por ser uma matéria-prima resistente, a madeira faz com que a durabilidade dos paletes seja relativamente alta. Mas, atenção: o pallet de madeira demanda alguns cuidados e manutenções periódicas para que seja possível reaproveitá-lo constantemente.
Custo-benefício
Que o pallet é imprescindível para os setores logísticos, todo mundo já sabe. No entanto, embora a importância da estrutura seja reconhecida, é necessário buscar um produto com excelente custo-benefício e o palete de madeira certamente se encaixa nesse critério.
Versatilidade
O palete de madeira é considerado versátil porque pode ser utilizado no transporte e no armazenamento de insumos, cargas e mercadorias dos mais variados segmentos, como automobilístico, comércio, têxtil, entre tantos outros.
Disponibilidade
Os pallets de madeira estão disponíveis nas versões PBR, EURO e longarina, usados, novos e seminovos. Por esse motivo, a disponibilidade das estruturas é grande e é possível encontrá-las facilmente em fornecedores especializados.
Mas, para garantir que os pallets realmente sejam tão vantajosos, é essencial que a matéria-prima utilizada seja de qualidade. Então, qual a madeira utilizada para pallets?
Pallets de madeira: qual matéria-prima utilizar?
A matéria-prima utilizada na fabricação dos pallets está diretamente relacionada à qualidade das estruturas. De modo geral, os pallets de madeira são fabricados com dois tipos de madeira: o pinus (pinheiro) e o eucalipto. Conheça melhor cada um deles.
Pinus
O pinus ou pinheiro é uma madeira de reflorestamento que possui alta durabilidade, resistência e um ótimo custo-benefício. Desse modo, é uma boa opção para a confecção de pallets utilizados no transporte e armazenamento de produtos pesados e volumosos.
Eucalipto
Já a madeira de eucalipto é uma alternativa considerada ecologicamente correta e sustentável para a extração de madeira. O material é extremamente resistente, principalmente ao ataque de pragas, preservando a estrutura dos paletes.